Seminário Adolescência e Sexualidade na
Escola, no Colégio Estadual do Paraná.

Adolescentes estão iniciando a vida sexual sem se preocupar com a prevenção da aids, de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e da gravidez indesejada. O assunto foi discutido hoje, no colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, durante o 1.º Seminário Adolescência e Sexualidade na escola. Participaram do evento cerca de oitocentas pessoas, entre professores e coordenadores de escolas estaduais e municipais, integrantes de associações de pais e mestres, coordenadores de cursos de pedagogia e agentes de saúde.

Um levantamento feito pelo IBGE no ano 2000 indica que Curitiba tem cerca de 290 mil adolescentes, ou seja, pessoas entre dez a dezenove anos de idade, representando 18,23% da população. Na cidade, um total de 128 casos de aids foram diagnosticados em representantes desta faixa etária desde o início da epidemia. Entre pessoas com idade entre 15 e 24 anos, os dados aumentam para 563 casos.

No que diz respeito à gravidez, no ano de 2001 foram registradas 5.090 gestações em meninas de 11 a 19 anos de idade, o que representa 18,8% do total de gestações na cidade no mesmo período. Das 5.090, 3,63% ocorreram em meninas de 11 a 14 anos. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

continua após a publicidade

continua após a publicidade