A língua mais falada em Glasgow nos últimos dias é o espanhol. É na capital escocesa que Sevilla e Espanyol fazem a primeira decisão da Copa da Uefa entre dois clubes espanhóis, às 15h45 (de Brasília), com transmissão da Record e da ESPN para o Brasil.

continua após a publicidade

Atual campeão, depois da vitória por 4 a 0 na decisão contra o Middlesbrough, disputada em Eindhoven, na Holanda, o Sevilla chega como favorito à decisão. "Estamos muito confiantes porque nossa equipe está em ótima fase e já sabemos como é bom conquistar esse campeonato", disse o atacante Luis Fabiano, que fez um gol na decisão do ano passado e é um dos quatro brasileiros da equipe – o lateral-direito Daniel Alves e o volante Renato também devem ser titulares, enquanto o lateral-esquerdo Adriano fica no banco depois de se recuperar de uma lesão muscular.

O Sevilla vem de uma temporada e tanto. Depois de conquistar a Supercopa da Europa em cima do Barcelona, com uma vitória por 3 a 0, em agosto, em Mônaco, segue na disputa do título espanhol – está a dois pontos de Real Madrid e Barcelona, a quatro rodadas do fim – e vai decidir a Copa do Rei com o Getafe, no dia 23 de junho. "Nessa hora não tem cansaço. Estar aqui é algo com que todos sonham", disse Daniel Alves, 63 jogos e 6 gols na temporada

Ontem, os jogadores do Sevilla visitaram a catedral de Glasgow, mas o capitão do time, o zagueiro Javi Navarro, apressou-se em dizer que o time não precisa da intervenção divina para ser campeão. "Sabemos lidar com a pressão do favoritismo", disse.

continua após a publicidade

No Espanyol, onde os volantes brasileiros Jônatas e Eduardo Costa são reservas, o grande destaque é o uruguaio Walter Pandiani, que geralmente começa os jogos no banco e mesmo assim é o artilheiro da Copa da Uefa, com 11 gols. "Posso me ver fazendo um gol na final", disse o atacante, que no último sábado marcou três gols na derrota por 4 a 3 para o Real, em Madri. "Espero que esses números sejam acompanhados do título. Vamos levar a taça para Barcelona", prometeu.

O equilíbrio marca o duelo entre as duas equipes nesta temporada: o Espanyol venceu por 2 a 1, em Barcelona, e o Sevilla ganhou em casa por 3 a 1, no último dia 29 de abril. "Este é o ponto alto da minha carreira, poucos podem chegar a uma decisão européia", comemora o técnico do Espanyol, Ernesto Valverde.

continua após a publicidade