O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), informou, há pouco, que já encaminhou ao corregedor da Casa, Ciro Nogueira (PP-PI), expediente para que tome as devidas providências e investigue denúncias sobre o suposto pagamento de mesadas a deputados para que votassem de acordo com o governo.
Severino disse que só depois da apuração é que vai saber se é necessária uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) para investigar o caso. "Vou aguardar as investigações do corregedor sobre essas denúncias de pagamento do mensalão para verificar se tenho que tomar outras providências", acrescentou o deputado.
Ele afirmou que Ciro Nogueira "é homem íntegro, correto" e disse que não aceita "nenhuma suposição de suspeita contra o corregedor, a quem toda a Câmara respeita". Questionado se não seria melhor a criação de uma comissão especial para investigar o suposto pagamento do mensalão, Severino disse que tomou conhecimento das denúncias, consultou vários parlamentares e não encontrou evidências de "compra de parlamentares". "Havia rumores, mas não encontrei nada. Mandei investigar", concluiu Severino.
A denúncia de um suposto esquema de pagamento de mesada a parlamentares do PP e do PL em troca de apoio ao governo foi feita pelo presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.