O deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) tornou-se, nesta quarta-feira, o primeiro presidente da Câmara a renunciar ao mandato e, por conseqüência, ao cargo. Com 74 anos, Severino leu o discurso de renúncia na mesma cadeira em que 218 dias atrás discursou pela primeira vez como presidente da Casa, após ter sido eleito, derrotando o governo, na longa sessão que terminou na manhã de 15 de fevereiro.

continua após a publicidade

Segundo na linha sucessória do presidente da República, ele estava no terceiro mandato de deputado federal. Foi deputado estadual por Pernambuco por 28 anos, mas começou a carreira política como prefeito de João Alfredo (PE), cidade Natal, em 1964. De acordo com assessores, ao deixar a Câmara, após o pronunciamento, Severino deverá ir para um apartamento funcional da Casa e não à residência da presidência.

Pelas regras da Casa, ele terá um mês de prazo para entregar o imóvel funcional. A viagem de Severino de volta ao Estado está condicionada a uma consulta que fará, nesta quinta-feira, ao médico oftalmologista, quando será decidido se fará ou não uma cirurgia de catarata. "É para eu voltar a enxergar longe", diz o ex-presidente da Câmara sobre a cirurgia. Assim que esse problema no olho for resolvido, Severino viajará a Pernambuco, onde, segundo a assessoria, irá ao interior para fazer política.

continua após a publicidade