O presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) afirmou hoje que espera votar a reforma política antes do dia 30 de setembro. Ele ressaltou a importância da reforma para evitar novas crises no país.
"O Congresso encontra-se frente à obrigação imperiosa de aprovar mudanças na legislação eleitoral e partidária, aperfeiçoando nosso sistema eleitoral, para evitar que erros cometidos se repitam", disse o deputado na abertura da Conferência Internacional sobre Desafios e Perspectivas do Fortalecimento das Instituições Políticas Brasileiras, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.
O deputado afirmou que o Brasil não é o único país a enfrentar crises por causa do financiamento partidário. "As maiores democracias ocidentais vêem-se periodicamente às voltas com denúncias de corrupção, que exigem a reforma dos mecanismos até então existentes".
Severino destacou a necessidade de se reforçar a fidelidade partidária. Segundo ele, nesta legislatura 161 parlamentares trocaram de partido. Sobre a realização de showmícios nas campanhas eleitorais, Severino disse que é contra."Vários parlamentares que representam o poder econômico conseguem tudo e aqueles que não têm, não conseguem. Então vamos fazer uma padronização", afirmou.