Severino Cavalcanti cria comissão para analisar emenda que proíbe nepotismo

O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), criou a Comissão Especial que vai analisar o proposta de Emenda à Constituição (PEC) que veta a nomeação de parentes de autoridades para cargos em comissão e funções de confiança nos três Poderes. A prática é chamada de nepotismo.

A comissão será composta por 31 membros titulares e igual número de suplentes. Haverá mais um titular e um suplente para atender ao rodízio entre as bancadas não contempladas, uma vez que a Comissão será integrada por parlamentares dos maiores partidos. O líder do PSB, deputado Renato Casagrande (ES), disse que Severino pediu aos líderes que indiquem com urgência os nomes para instalar a comissão.

A Comissão Especial terá prazo de dez a 40 sessões para discutir o mérito da emenda constitucional e, eventualmente, alterar seu conteúdo. Concluída a apreciação da PEC pela Comissão, ela será encaminhada à votação, em dois turnos, no plenário da Câmara. Para ser aprovada, são necessários no mínimo 308 votos favoráveis. Depois de aprovada pelos deputados, a emenda constitucional seguirá para apreciação dos senadores. No Senado, ela terá que ser aprovada também em dois turnos de votação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo