O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), disse, nesta segunda-feira, em São Paulo que só votaria no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, numa eventual campanha pela reeleição, se ele substituísse ocupantes de cargos do governo envolvidos em casos comprovados de corrupção e se atendesse à "vontade do povo".

continua após a publicidade

"Não votei em Lula na eleição anterior, mas poderia votar na próxima, se ele atender à vontade do povo e for bem-avaliado pelo povo", disse, num almoço realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).

Ao ser indagado sobre se a declaração se tratava de uma insinuação de que a administração federal tem com corruptos nos quadros, Severino transferiu a responsabilidade a Lula para saber quem ocupa as funções e quem deveria ser substituído.

"O presidente tem todas as prerrogativas e é ele quem vai saber quem deve ficar, não eu", disse. Ele também prometeu, no mesmo encontro, encaminhar ao plenário da Câmara todos os pedidos de cassação de deputados feitos pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

continua após a publicidade

"Feriu o decoro e os princípios éticos, tem de ser cassado . Farei todo o possível para separar o joio do trigo dentro da Casa, e todos os pedidos de cassação serão enviados a plenário", declarou.