Empresários do setor hoteleiro estão otimistas com as perspectivas para este final de ano em Curitiba. O número de turistas na cidade, segundo o presidente do Sindicato dos Hotéis, Emerson Jabur, deverá registrar um crescimento de 20% em relação à média do ano. "O setor está realmente otimista e fez uma série de investimentos", afirma.
Segundo Jabur, o investimento em hotelaria neste ano em Curitiba chegou a R$ 100 milhões. Treze novos hotéis foram inaugurados ou estão em fase de conclusão, representando três mil novos leitos, uma ampliação de 118% nas categorias luxo, superior e econômica.
Para atrair maior número de visitantes a Curitiba o setor hoteleiro vem investindo no chamado Turismo Integrado, oferecendo ao turista, por exemplo, a possibilidade de passar o Natal em Curitiba e o Reveillon em Foz do Iguaçu.
O calendário de Natal, uma ampla parceria envolvendo a Prefeitura, iniciativa privada e comunidade promete transformar a cidade em pólo de atração de turistas neste período do ano.
Serviços
O visitante conta, em Curitiba, com uma série de serviços e informações. A Linha Turismo é um deles. Jardineiras percorrem os principais pontos turísticos da cidade, garantindo ao visitante um passeio tranqüilo e econômico.
Uma linha executiva, com microônibus confortáveis, realiza o transporte do aeroporto ao centro da cidade e vice-versa. Os interessados podem conferir pela internet
Em Curitiba, tanto moradores quanto visitantes da cidade podem acessar a internet gratuitamente para buscar informações e serviços, inclusive aqueles voltados ao atendimento ao turista. São 50 pontos de acesso disponibilizados nos Faróis do Saber, Ruas da Cidadania e no Inter Clique (ônibus), além do posto na Rua 24 Horas, mais procurado pelos turistas e onde também há lojas exclusivas para atendimento aos visitantes da cidade.
A diretoria de Turismo da Prefeitura de Curitiba mantém seis postos de informações turísticas com funcionários treinados para auxiliar e orientar o visitante que chega à cidade. Nestes locais, pode-se adquirir gratuitamente manuais, folderes, guias, roteiros, serviços de hotéis e restaurantes e outros materiais de informações aos turistas.
Os postos de informações podem ser encontrados no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Rodoferroviária e na Rua 24 Horas (ambos no centro da cidade), na Torre Panorâmica, bairro Mercês, na sede da CIC na rua da Glória, n.º 362 – Centro Cívico e na Casa dos Contos, no bairro de Santa Felicidade.
Outras informações ainda podem ser solicitadas pelo telefone (41) 352-8000 ou diretamente pela Central de Atendimento e Informações 156.
www.curitiba.pr.gov.br o itinerário, horários e valor da tarifa.