A sétima etapa do Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera) será realizada em Toledo, de 17 a 22 de outubro. A abertura será às 18 horas, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, com a presença da Banda Amigos do Rei. Cerca de cinco mil alunos das redes estadual e municipal de ensino vão participar dos sete dias de festival.
A sétima etapa do Fera envolverá alunos e também 550 professores de 50 municípios pertencentes aos núcleos regionais de Cascavel, Assis Chateaubrians, Foz do Iguaçu e Toledo. Entre os objetivos do Festival estão a inserção da arte no cotidiano escolar, a valorização da interdisciplinaridade e o debate sobre o papel da cultura na formação e transformação das pessoas.
Para isso, esta etapa contará com 84 oficinas ? 36 voltadas aos alunos da rede estadual, 18 aos alunos da rede municipal, 10 aos professores e 20 atividades culturais? que abordam atividades como literatura, dança, teatro, artes plásticas e música.
O Fera já está na segunda edição e tem este ano como tema central a cultura brasileira. Durante o Festival são realizadas oficinas de educação e arte homenageando alguns expoentes paranaenses como Helena Kolody, Odelair Rodrigues, Brazílio Itiberê, entre outros.
Segundo o secretário Maurício Requião, o evento é o reencontro da educação com a cultura e a arte. ?Estamos formando o tripé da educação, artes, ciência e esportes, respectivamente com o Fera, Com Ciência e Jocopis?.
O Fera já percorreu este ano cinco regiões, tendo como sede as cidades de Maringá, Umuarama, Londrina, Dois Vizinhos, Curitiba Castro nas quais participaram aproximadamente 32 mil alunos e 3.3 mil professores de 304 municípios. Foram 384 oficinas realizadas.