Começa nesta sexta-feira (4) a primeira Jornada Jovem de Curitiba, que vai reunir mais de 700 participantes, com idade entre 15 e 29 anos, para discutir os sonhos dos jovens líderes para Curitiba nos próximos cinco anos. Depois de apenas uma semana de divulgação em escolas e universidades, associações comunitárias e organizações não-governamentais, o número de inscritos surpreendeu os organizadores do encontro, que inicialmente esperavam a participação de 400 jovens líderes.
"O envolvimento da juventude curitibana nos impressionou num momento em que jovens brasileiros enfrentam a desilusão e o pessimismo", afirma o coordenador da Jornada Jovem, Rodrigo Fornos. Ele ressalta que os jovens compõem 36% do total de habitantes da cidade e formam a faixa etária mais vulnerável à violência, ao desemprego, a doenças sexualmente transmissíveis, preconceitos e discriminação.
O tema escolhido para o encontro, "Transformando Sonhos em Atitudes", resume a proposta do evento: os jovens líderes da cidade, que já participam de ações sociais e comunitárias, vão apresentar e discutir seus sonhos para Curitiba daqui a cinco anos. Todas as discussões serão documentadas e analisadas e servirão de subsídio para a criação de políticas públicas para a juventude a serem adotadas pela administração municipal.
Proposta pelo prefeito Beto Richa, a Jornada Jovem é uma ação multissetorial que envolve diversas secretarias municipais, ONGs, associações comunitárias e clubes de serviço. "A proposta do prefeito é mobilizar jovens que desenvolvem ações e boas práticas em suas comunidades, estudantes, voluntários e todos que queiram transformar idéias em ações", explica Fornos.
Ouvir os jovens faz parte do Plano de Governo de Beto Richa para toda a gestão. "Curitiba mais uma vez sai na vanguarda, ajudando essa parcela da sociedade a definir as melhores ações de uma política que não será feita de forma vertical, de cima para baixo, mas será construída para a juventude e com a juventude", diz o prefeito.