Abel Moura Xavier, Paulo César Pereira, Ademir Melo Ramos, Hagian Pires, Nelson Alves de Souza, Emerson da Silva e Anderson Cleiton Sombrio já estão inscritos na prova que neste ano deverá reunir mais de 2 mil corredores do Brasil e do exterior.
Os treinos, nos finais de semana e feriados, são orientados por um professor de Educação Física. ?Isso significa muito para eles, é a chance que têm de se reintegrar à sociedade? disse o diretor da Colônia, Lauro Valeixo.
A Colônia Penal Agrícola tem 900 internos que dividem o tempo entre atividades nos parques agrícola e industrial mantidos na unidade, as aulas regulares do ensino fundamental e médio e o esporte e lazer.
Segundo Pires, a prática do esporte é a melhor saída para a reintegração social: ?Não importa a classificação obtida durante a corrida porque o importante é competir?. Valeixo disse que os participantes da Maratona de 2001 já estão em liberdade, e que a presença dos sete detentos na prova deste ano mostra que o reencontro com o convívio social pode ser agilizado com a prática desportiva.
continua após a publicidade
continua após a publicidade