Os 8,6 mil servidores públicos estaduais e familiares que moram no litoral não precisam mais se deslocar 70, 80 e em alguns casos 100 quilômetros, até a capital, para encontrar um ponto de atendimento do Sistema de Assistência à Saúde (SAS). A partir desta segunda-feira (14), a rede do plano de saúde do funcionalismo conta com mais três estabelecimentos contratados: em Antonina, em Paranaguá e em Praia de Leste (que pertence a Pontal do Paraná).
Com esses três novos municípios, sobe para 38 o número de localidades abrangidas pelo SAS, em todo o estado. Vale lembrar que, no início do atual gestão, eram apenas 11. O governador Roberto Requião assumiu com o compromisso de ampliar a rede e melhorar o atendimento à saúde do servidor, e vem cumprindo: o tamanho do SAS mais que triplicou de janeiro de 2003 em diante.
Os três estabelecimentos vão atender funcionários públicos que moram em sete municípios. Serão contempladas 8.630 pessoas, entre servidores da ativa, aposentados e dependentes, que vivem em Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
Em todo o Paraná, o SAS tem 374 mil beneficiários. O sistema é totalmente custeado pelo governo do Estado, ou seja, não há contribuição financeira (desconto no contracheque) por parte do funcionário público.