Será realizada nesta sexta-feira a eleição em que os servidores públicos vão escolher seus representantes nos conselhos de Administração e Fiscal da Paranaprevidência. Ao todo, 23 candidatos, de diversas entidades do funcionalismo, concorrem a oito vagas ? quatro, entre titulares e suplentes, para cada conselho.
A votação será realizada na Escola de Governo do Paraná (Rua Máximo João Kopp, 274, bloco 6, Centro Administrativo Santa Cândida, Curitiba), das 14 às 17 horas. Tem direito a voto um líder de cada uma das 14 entidades que se credenciaram para participar do processo.
Logo em seguida ao fechamento da urna, será feita a apuração. O resultado só se torna oficial, entretanto, após publicação no Diário Oficial do Estado de resolução da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) confirmando o nome dos eleitos. Eventuais pedidos de impugnações deverão ser feitos sete dias úteis contados a partir da data da publicação do resultado no Diário Oficial.
Participação democrática
O processo eleitoral foi marcado pelo espaço dado aos servidores para que eles mesmos estipulassem as regras. Começou em março, quando os líderes de sindicatos e associações que representam as categorias do funcionalismo foram chamados para, democraticamente, definir todos os detalhes.
A partir de então, os representantes que se credenciaram promoveram cinco encontros, nos quais estabeleceram as normas da eleição e indicaram os nomes dos concorrentes. O mandato dos novos conselheiros irá até 2011
Composição
O Conselho de Administração da Paranaprevidência tem 11 integrantes titulares. Deles, oito são servidores públicos, sendo que dois (um da ativa e outro aposentado) são indicados por sindicatos e associações que representam o funcionalismo.
São, portanto, esses dois nomes a serem eleitos nesta sexta-feira. Os outros seis conselheiros vindo dos trabalhadores serão escolhidos por diversas esferas do poder público.
Já o Conselho Fiscal é composto por sete titulares, cinco deles servidores públicos e, desses cinco, dois sairão da votação desta sexta-feira (os outros três vêm de escolha de esferas do poder público).