Servidores da Anvisa recusam proposta do governo e mantêm greve

Rio ? Os servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em greve há 66 dias, recusaram hoje (26) a proposta do governo de reabertura das negociações e o fim da paralisação. A decisão foi tomada durante assembléia no Rio de Janeiro e será encaminhada ao comando nacional de greve da Federação Nacional dos Servidores Públicos da Seguridade Social (Fenasps). Segundo a federação, a greve prossegue.

Amanhã a Fenasps deve divulgar o posicionamento de servidores da Anvisa no Rio de Janeiro e em mais sete estados brasileiros, segundo o integrante do comando nacional da greve da federação, José Raimundo de Santana. Ele acredita que vão ocorrer assembléias da categoria nos estados sob o comando da Fenasps e que a paralisação deve continuar.

Segundo Santana, o movimento atinge cerca de 80% dos três mil servidores da Anvisa em todo o país. São funcionários concursados, segundo ele, e egressos do ex-Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e do Ministério da Saúde.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Sindisprev/RJ), Júlio César Tavares, afirmou que os servidores da Anvisa recusaram a proposta governamental, porque "o governo federal não diz nada no documento". Segundo ele, o documento "só fala em encaminhar o projeto para o Congresso daqui a 30 dias e que esse prazo cai depois de junho, quando não se vota nada no Congresso Nacional [por causa do período eleitoral]".

Para o diretor do Sindisprev/RJ, "ou se resolve [a greve] agora, ou não tem como resolver". Ele informou que será realizada uma nova assembléia da Anvisa, no Rio, amanhã às 14 horas, para a avaliação do movimento grevista.

Tavares disse ainda que a proposta do governo federal é rejeitada pelos servidores da Anvisa nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul. Os demais funcionários da Anvisa estão filiados ao Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Reguladoras (Sinagências).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo