Servidores conhecem vantagens da cooperativa de crédito

As vantagens de uma cooperativa de crédito mútuo estão sendo apresentadas aos servidores públicos pelos técnicos da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) responsáveis pela Paranacoop. A Paranacoop é uma cooperativa que está sendo criada pelo funcionalismo, com o apoio do Governo do Paraná, para oferecer empréstimo a juros bem menores que os praticados pelos bancos privados.

NEsta segunda-feira (dia 14), o diretor do Departamento de Administração de Materiais (Deam) da Seap, Roberto Dalledone, fez uma palestra sobre a Paranacoop aos funcionários da própria Seap, no Centro Administrativo Santa Cândida. A intenção é repetir eventos desse tipo em outras repartições.

Esclarecimento

O objetivo é esclarecer todas as dúvidas que os servidores tenham com relação à cooperativa que está sendo criada. Os técnicos querem ainda ressaltar as inúmeras vantagens para o funcionário que optar por investir o dinheiro na Paranacoop, em vez de aplicar em instituições financeiras privadas.

A principal diferença é com relação à divisão dos resultados. Num banco privado, os lucros vão apenas para os donos dos negócios (os banqueiros). Numa cooperativa, as sobras são repartidas entre todos os associados.

Além disso, ao contrário dos bancos, a cooperativa não tem como finalidade o lucro. Dessa forma, consegue oferecer empréstimos a taxas de juros bem inferiores àquelas cobradas pelas instituições financeiras.

De acordo com Dalledone, "nos próximos dias" o Banco Central deverá confirmar a autorização para que a Paranacoop seja instituída. Em seguida, será convocada uma assembléia geral, para a constituição da cooperativa e a eleição dos membros dos conselhos fiscal e administrativo.

Está neste ponto, inclusive, uma outra vantagem do sistema cooperativo, apontada pelos técnicos da Seap: as decisões são democráticas, tomadas pelos associados, de forma transparente.

Números

Atualmente, 70 mil servidores do Poder Executivo paranaense (entre ativos e inativos) têm descontado mensalmente no contracheque prestações de algum tipo de empréstimo tomado de um banco privado. Ao todo, R$ 130 milhões por ano saem do bolso dos servidores para o pagamento dessas parcelas.

A intenção da Paranacoop é absorver todos os 70 mil funcionários públicos, em um prazo de cinco anos. Já em 2005, a meta é atingir um total de 10 mil (ou R$ 13 milhões anuais). 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo