Servidor tem programa de prevenção a doenças cardiovasculares

O PrevenCor, um programa do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) de prevenção, monitoramento e identificação de fatores de risco para doenças cardiovasculares. será estendido para cerca de 15 mil servidores municipais. A proposta começa a ser colocada em prática a partir do próximo dia 15.

A orientação foi dada, em meados de agosto, pelo prefeito Beto Richa ao presidente do ICS, Augusto Canto Neto. "Vamos expandir este programa para todos os setores da Prefeitura como forma de prevenir problemas cardiovasculares em servidores com mais de 35 anos. Quando se trata de saúde, a prevenção é o melhor caminho", considerou o prefeito.

A proposta foi apresentada ao Conselho de Administração do ICS, onde os representantes dos sindicatos municipais aprovaram a iniciativa. "É importante destacar que o programa será disponibilizado no ambiente de trabalho do servidor. Então, os profissionais vão até o departamento, onde serão realizados todos os exames – verificação da pressão arterial, medida de peso e altura, dosagem de colesterol e glicemia, além de preenchimento de questionário", explicou Canto Neto.

Após a realização dos exames, os servidores que apresentarem alguma alteração serão chamados para acompanhamento multidisciplinar no ICS. As datas e os locais de exames serão repassados às secretarias, institutos, autarquias e Câmara Municipal após a definição do cronograma.

Segundo o presidente do ICS, ao término deste projeto, o PrevenCor também será levado para os cerca de 4 mil servidores aposentados, conforme acordo já firmado com a Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Curitiba.

De acordo com a supervisora do Núcleo de Programas Especiais do ICS, Tatiana Dallazem, que coordena o PrevenCor, os objetivos são a melhoria da qualidade de vida dos servidores; a prevenção das conseqüências; a evolução das doenças já instaladas e a diminuição das faltas junto às secretarias com melhor rendimento no trabalho.

"Além disso, esperamos também diminuir os gastos do ICS, monitorando cada servidor freqüentemente, uma vez que os procedimentos de cirurgia cardíaca têm um alto custo", observou Guilherme Michaelis, diretor do Centro de Saúde do ICS.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo