Mais de 80 mil pessoas foram atendidas pelos serviços da Biblioteca Pública Municipal de Cascavel nos primeiros seis meses deste ano. Segundo dados estatísticos, foram realizados 86.679 atendimentos, sendo 32.577 usuários atendidos na sede da biblioteca e 1.044 na sucursal do Bairro Cascavel Velho.
De janeiro a junho, o ônibus biblioteca atendeu a 23.052 pessoas de 18 escolas municipais e o Baú do Saber, outro projeto de extensão, registrou 28.256 atendimentos, em 36 entidades assistenciais. Além destes serviços, foram realizados 34.612 empréstimos e emitidas 1.202 novas carteirinhas.
Os números, segundo o secretário da Cultura, Júlio César Fernandes, negam uma corrente futurista que pregava o fim dos livros e das bibliotecas públicas. ?Mais do que nunca, a biblioteca pública mantém seu status tradicional de centro comunitário, local de reunião e de, simplesmente, um lugar agradável para usufruir e trocar conhecimentos e informações?, explica.
Segundo ele, o espaço tem se firmado como parceiro insubstituível das escolas no incentivo à leitura, já que alcança pessoas de faixas etárias e camadas sociais diferentes, como nenhuma outra instituição cultural ou educacional. ?Somente com a ajuda de bibliotecas pode ser realizada uma contribuição decisiva para a solução da crise cultural", frisa Júlio, defendendo o livro como o grande instrumento social, gerador de capital intelectual e instrumento de inclusão social.
O Espaço
A Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos foi criada em 1964 e desde fevereiro de 1993, está localizada em seu atual edifício-sede, na Rua Paraná, 2786, no Centro de Cascavel. Ocupa atualmente uma área de 900 m², tendo um acervo de mais de 60 mil títulos. O espaço dispõe ainda da Gibiteca, Sala de Cinema e Vídeo, Sala de Periódicos, Fonoteca e Videoteca. Informações através do telefone (45) 3321-2114.