Serviços básicos como água, luz e telefone são os que têm maior índice de reclamação nos Procons: 30,62%. Esse número é ainda maior nos estados do Acre e do Mato Grosso, onde representam mais de 40% das reclamações aos Procons locais.
As informações foram divulgadas durante o lançamento da página do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) na internet. A página, que já reúne informações de 10 estados e foi lançada, nesta terça-feira, em mais quatro, pretende integrar os Órgãos de Defesa do Consumidor (Procons) em todo o país até o ano que vem.
No estado de São Paulo, por exemplo, de um total de 4.316 reclamações no período de 2 a 9 de setembro deste ano, 33,99% se referem a serviços essenciais, como água, luz e telefone. Apenas o serviço de telecomunicações representa 17,91% das reclamações. No Acre, os serviços essenciais representam 42,02% das reclamações e, no Mato Grosso, 55,74%. Os dois estados são líderes nesse tipo de reclamação.
Em segundo lugar, estão os atendimentos relacionados a produtos, como reclamações sobre DVDs e aparelhos celulares. O índice é alto principalmente na Bahia (35,52%), Pará (28,81%) e Paraíba (27,61%).
O Amazonas é um dos quatro estados que assinaram hoje o convênio para que seus Procons sejam integrados ao Sistema. O diretor do Procon do Amazonas, Guilherme Frederico, destaca que, no estado, os serviços de telefonia, energia elétrica e abastecimento de água lideram o índice de reclamações.
"É bom frisar que esses três ramos detêm o maior número de consumidores. Então há uma certa lógica: se há um número de consumidores bastante expressivo, o número de reclamações também será maior", explica.