Denúncias sobre abusos ou maus tratos a crianças e adolescentes poderão ser feitas pelo 181-Narcodenúncia, em aproximadamente três semanas. De acordo com o coordenador do programa, tenente-coronel Jorge Costa Filho, por ser um programa de caráter social, o novo serviço do 181 tem metas de melhorar a qualidade de vida da criança. ?Isso para que, no futuro, ela seja um cidadão protegido, protegido de qualquer tipo de violência?, concluiu.
A proposta de ampliação na atuação do 181, que era restrita ao tráfico de drogas, foi apresentada por ele e pelo secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello. ?A pessoa que fizer a denúncia terá a garantia do sigilo da identidade e as informações serão encaminhadas ao Ministério Público e conselhos tutelares, para as providências necessárias, conforme o cada caso?, explicou Parzianello. A medida foi aprovada pelo governador Roberto Requião, com objetivo de estender mais um serviço do Governo do Estado à população, no combate e prevenção à violência.
O 181 – Narcodenúncia é um programa criado por Requião em junho de 2003, com a finalidade de coibir o tráfico de drogas no Paraná. A garantia do sigilo da identidade do denunciante é um dos principais fatores de credibilidade da população. Neste ano, foram realizados 14.661 atendimentos, sendo que 3.150 casos foram solucionados e 11.511 estão em investigação. Desde o início do programa foram feitos cerca de 50 mil atendimentos. As apreensões são realizadas pelas polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal.