O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou hoje que sua administração irá duplicar as vagas nas escolas técnicas do Estado. "Vamos fazer um programa imenso e uma ampliação fortíssima nesta área", destacou. De acordo com o governador, a preferência será por alunos da periferia e provenientes de escolas públicas. "A escola técnica dá emprego para 70% a 80% dos alunos que fazem estes cursos", afirmou.
Serra informou ainda que essas escolas passarão a ser chamadas de Etec. "Temos as Fatecs e agora temos as Etecs." Ele disse também que no Parque da Juventude, na Zona Norte da Capital, será inaugurada mais uma Escola Técnica.
O governador e a secretária de Educação do Estado, Maria Lucia Vasconcelos, assinaram na tarde de hoje convênio com 607 municípios paulistas para transporte de cerca de 370 mil estudantes que morem em locais distantes da escola onde estão matriculados, especialmente os das áreas rurais.
Qualidade
No discurso, que fez durante a cerimônia de assinatura dos convênios, Serra ressaltou que a educação é uma área essencial de seu governo. "Vamos fazer uma ampla reforma nas escolas, como nunca se fez no Estado." E citou que o grande desafio desse setor é a melhoria na qualidade do ensino da escola pública. "Vamos investir em todo o Estado para nivelar por cima, pelo melhor.