Serra diz que São Paulo não precisa de banco oficial

O candidato do PSDB ao governo do Estado, José Serra, disse nesta quinta-feira (24) que São Paulo não precisa de um novo banco oficial, como o Banespa, porque é capaz de captar recursos no mercado. Durante sabatina no Grupo Estado, Serra lembrou que como parlamentar foi um dos que mais insistiu na idéia de que bancos estaduais não eram necessários.

"Era uma bela maneira de se fazer déficit, seja porque o governo pegava emprestado, seja porque fazia empréstimo político. Veja o que fizeram com o Banespa", citou. Ele negou, entretanto, que pretenda privatizar o banco "Nossa Caixa". "Ele não funciona como banco político e está com uma administração impecável", argumentou.

Serra afirmou que sua proposta nessa área é criar uma agência de fomento, "que possa repassar recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do orçamento e de eventuais privatizações que aconteçam". A agência teria critérios para selecionar projetos que receberiam recursos e não captaria dinheiro no mercado. "Existe marco legal para isso", garantiu.

O candidato destacou que sua proposta para criação de uma agência de fomento coincide com os anseios da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). "Agora, outros candidatos começam a pegar a idéia e se apresentar como autores" provocou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo