Serra diz que revisão do PIB não justifica comemoração

Poucas horas depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter dito, na cerimônia de posse de seus novos ministros, que a economia brasileira melhorou durante a sua gestão, citando inclusive a revisão para cima do Produto Interno Bruto (PIB), o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) refutou essa avaliação, afirmando que o fato de o IBGE ter recalculado o PIB não muda nada no Brasil. "Faz-se uma revisão porque ao longo do tempo mudam as ponderações e os critérios, e eles têm de ser aperfeiçoados. O que talvez não se justifique é uma comemoração, porque isso não altera a situação do Brasil tal como ela é hoje.

Segundo o governador paulista, em evento na cidade paulista de São José dos Campos, periodicamente o IBGE revê as taxas de crescimento do PIB. "Isso é tradicional no Brasil, inclusive em outros países." E ironizou: "Se você descobrir que tem dois anos a mais, sua vida não vai mudar, você é o que você é, o que desenvolveu, tem suas necessidades, suas carências, seus problemas e suas virtudes.

Serra avaliou, também, que não dá para se fazer nenhuma comparação (com os dados divulgados com a nova metodologia) do governo Lula com o do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso. E exemplificou: "A comparação é indevida, se é que é feita, porque a metodologia foi revista de 2000 para cá, não dá pra comparar os dois períodos. E falo menos como membro do PSDB ou como governador, mas como economista. Tem que tomar muito cuidado com comparações, quando você revisa metodologia.

Saúde

Apesar de rebater as declarações do presidente Lula, José Serra disse que existe uma questão relevante na revisão do PIB, que é a área da Saúde. E citou que por causa da emenda constitucional 29 determinar que as verbas para o setor devem crescer segundo o crescimento do PIB nominal (inflação mais o PIB real), a área da Saúde tem direito a essa revisão pra cima que o IBGE realizou. "A Saúde precisa (desses recursos), pois está muito carente", alfinetou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo