O candidato à Presidência pelo PSDB José Serra, culpou, hoje, em Contagem (MG), o presidenciável do PSB, Anthony Garotinho, e a governadora do Rio, Benedita da Silva (PT), pela demonstração de poder do tráfico, que teria ordenado o fechamento do comércio.
Segundo Serra, o que está acontecendo no Rio é “resultado da bomba-relógio que o ex-governador Garotinho deixou” no Estado, e do “jogo de empurra” da governadora petista. “Aliás, é a especialidade do PT, ao invés de assumir a responsabilidade, faz jogo de empurra.”
Relatório
O ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, informou hoje que a Polícia Federal está encarregada de fazer um relatório sobre a situação no Rio. “O governo federal está monitorando a situação no Estado e não vai permitir que a população se sinta amedrontada e impedida de trabalhar. Esse é um cenário que nós não vamos admitir”, assegurou.
Paulo de Tarso conversou com a governadora do Rio, Benedita da Silva. O ministro não descartou a possibilidade de enviar equipes à cidade caso a situação não seja controlada, evitando que o fato se repita no dia da eleição.
Resistir
O candidato do PT ao Senado, deputado federal Aloizio Mercadante, afirmou que os problemas ocorridos hoje no Rio são uma tentativa do narcotráfico de prejudicar a candidatura da governadora do RJ, Benedita da Silva (PT), por causa das ações de combate ao tráfico nos morros cariocas.
“Eles (os traficantes) estão reagindo dessa maneira para prejudicar o governo do Rio”, disse Mercadante, durante sabatina com os candidatos ao Senado promovida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Segundo ele, o tráfico estaria tentando “interferir” no processo eleitoral “para tirar seu proveito”.
?Não vamos recuar?, disse Mercadante, que citou o combate ao crime organizado enfrentado por governos petistas em outros Estados, como no Acre. ?No Acre fizemos a mesma coisa e conseguimos vencer?, disse Mercadante, que também defendeu a reformulação do sistema prisional.