O candidato do PSDB à Presidência, senador José Serra, disse hoje que os economistas das agências internacionais, que avaliam o risco de investimentos nos diferentes países, têm um nível de formação ?muito baixo? e não conhecem a realidade brasileira e latino-americana. A alta pontuação, em termos de risco, atribuída por esses analistas à economia brasileira tem alimentado as turbulências do mercado nas últimas semanas.
?Eu já estive com economistas dessas agências de risco, e não é gente de grande formação, é gente que podia saber muito mais de economia do que sabe, face à importância que têm?, disse Serra, ao deixar a Câmara dos Deputados, onde participou de um congresso sobre turismo.
De acordo com o candidato tucano, o prolongamento do clima de tensão no mercado financeiro e cambial é ?irracional?, já que os fundamentos da economia estariam bem. ?A economia está sólida, mas há esse nervosismo que puxa o dólar para cima?, disse Serra, acrescentando que quem estiver apostando agora na especulação vai perder, como ocorreu no ano passado, porque a taxa de câmbio deve voltar a cair.