O complemento da primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, iniciado ontem, será marcada pelo boicote dos clubes ao pagamento das taxas de arbitragem e de exames antidoping. A orientação partiu da direção da Futebol Brasil Associados (FBA), entidade que comanda os participantes da Série B.
Segundo o presidente da FBA, José Neves Filho, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve assumir essas despesas, que chegam ao valor total de R$ 1,5 milhão durante a temporada. "Tenho a convicção de que a CBF vai atender nossa solicitação. Aguardamos uma resposta do presidente Ricardo Teixeira nos próximos dias", disse o dirigente.
Dentro de campo, o destaque fica para os cinco clubes paulistas, que irão estrear novos técnicos.
O São Caetano entra na Série B embalado pelo vice-campeonato paulista, mas perdeu jogadores importantes e o técnico Dorival Júnior, que foi para o Cruzeiro. A opção foi recorrer a um velho conhecido, Jair Picerni, que estréia contra o Criciúma, em Santa Catarina.
Já o Paulista perdeu o técnico Vágner Mancini, que deixou o cargo após três anos e foi para o futebol árabe. Em seu lugar entrou Marcelo Veiga, que levou o Bragantino às semifinais do Paulistão. O adversário de estréia do clube de Jundiaí será o Coritiba, na capital paranaense.
Ao contrário de São Caetano e Paulista, os outros três paulistas que estréiam novo técnico sofreram a troca de comando depois da fraca campanha no campeonato estadual.
O Marília, agora com Paulo Comelli, ex-Noroeste, vai enfrentar o Brasiliense, campeão do Distrito Federal e semifinalista da Copa do Brasil. O Santo André aposta suas fichas no técnico Roberval Davino e estréia em casa, contra o Remo, campeão paraense. E o Ituano manteve a base do seu elenco, mas contratou o treinador Leandro Campos – neste sábado (12), recebe o Ceará, em Itu.
Outros dois jogos acontecem neste sábado. O Ipatinga, que subiu da Série C, recebe o Santa Cruz, rebaixado da divisão de elite. E o Vitória, que também veio da terceira divisão nacional, joga em casa, embalado pelo título baiano, contra o Avaí.
Confira os jogos de hoje:
16 horas
Brasiliense x Marília
Coritiba x Paulista
Criciúma x São Caetano
Ipatinga x Santa Cruz
Ituano x Ceará
Santo André x CRB
Vitória x AvaÍ.