Senai promove Clínica Tecnológica da Madeira em Palmas

O Senai vai promover nesta terça (31) e quarta-feira (01), na Associação Comercial e Industrial de Palmas a Clínica Tecnológica da Madeira. Voltada para empresários e profissionais do setor, a Clínica levará ao município da região Sul do Estado o especialista francês Jean Jacques Richaud, responsável pela implantação da Escola Profissional da Madeira na Ville Dégélis, em Quebec, no Canadá.

Na Clínica, Richaud abordará os temas ?Tecnologia na Indústria Madeireira?, ?Serraria, comportamento e manutenção dos equipamentos?, ?Normas de Qualidade ISSO 9000? e ?Condições de trabalho das ferrramentas utilizadas neste ramo (afiamento, preparação das ferramentas)? e visitará empresas da região.

O especialista francês está no Paraná desde 23 de outubro em missão internacional promovida pelo Senai prestando consultoria às empresas do pólo moveleiro de Arapongas, na região Norte do Paraná, um dos maiores do Brasil, onde se concentram cerca de 500 indústrias em um raio de aproximadamente 100 quilômetros.

Na semana passada, Richaud também ministrou palestras a alunos e professores do Centro Nacional de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (Cetmam) do Senai, em Arapongas, e visitou uma grande indústria de móveis de Andirá. Na última sexta-feira (27), o perito francês foi a Guarapuava, no Centro do Estado, ministrar palestras a alunos e professores do Senai e prestar consultorias a empresários da região.

Richaud permanecerá no Paraná até 10 de novembro. Depois da Clínica Tecnológica da Madeira em Palmas, o especialista retornará a Curitiba, onde encerrará a missão internacional atendendo empresários e profissionais do setor.

Esta é a segunda vez que o francês participa de uma missão internacional no Paraná. A primeira foi em fevereiro de 2005. Por meio de um convênio entre o Senai e a Échanges et Consultations Techniques Internationaux (Ecti), uma entidade francesa que oferece um programa de intercâmbio internacional, especialistas em diversas áreas do conhecimento vêm ao Estado para suprir demandas apontadas por setores da indústria.

Richaud é membro das Comissões Profissionais que estabelecem os referenciais e competências dos diplomas técnicos da Educação Nacional francesa há 20 anos e foi responsável pelo estudo e implantação de uma fábrica de rabotage (relativo à aplainar) na Romênia e implantação com estudo de viabilidade de uma fábrica de reciclagem de embalagem na Espanha.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo