O senador Tião Viana (PT-AC) deu entrada hoje (16) pela manhã no Supremo Tribunal Federal (STF) de uma liminar pedindo a retirada das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos de tudo aquilo que esteja relacionado à utilização das casas de bingo para a prática de crimes de lavagem, ocultação de bens, direitos e valores.

continua após a publicidade

No documento, o senador pede que o STF obrigue os parlamentares a investigar o fato para a qual a CPI foi criada "e não fatos outros, cuja conveniência política [está] atrelada aos interesses eleitorais de ocasião, a maioria igualmente ocasional".

Até que a decisão seja julgada, o STF concedeu parcialmente a liminar, o que causou a suspensão do depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa na CPI dos Bingos.

O recurso diz que "é imperativo que a CPI dos Bingos seja contida a seus limites" e pede que sejam suspensas até o julgamento final da causa, as investigações sobre "o assassinato de prefeitos, a existência de empréstimos entre integrantes de partidos políticos, a existência de eventual caixa dois partidário, as denúncias de que em meados da década de 90 haveria esquema de arrecadação de fundos junto a fornecedores de prefeituras, as denúncias de superfaturamento na prefeitura de Ribeirão Preto, a vinda de pecúnia pretensamente cubana para a campanha eleitoral e a vida íntima de agentes públicos e agentes políticos que integram as ostes do PT". Esses fatos, segundo o documento, são relacionados ao PT.

continua após a publicidade