O senador José Jorge (PFL-PE), candidato a vice-presidente da República na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB), criticou duramente a anunciada tendência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não participar de debates com outros candidatos no primeiro turno das eleições. "Essa posição é uma mistura de medo com despreparo. Ele não deve se sentir preparado para responder a questões tão graves que pesam sobre seu governo, como mensalão e sanguessuga", disse o candidato a vice.
Segundo o senador, se for confirmada a tendência de Lula, mencionada ontem pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o presidente está desprezando o eleitor. "Quando um candidato não vai ao debate não é um desrespeito aos outros candidatos, mas à opinião pública, à mídia, aos profissionais de imprensa e às emissoras de TV que preparam o debate", observou.
José Jorge disse que pensava que Lula, pelo fato de ter sido líder sindical, gostasse de participar de debates. Em relação à campanha no Nordeste, o senador reconheceu que a situação é ainda bem vantajosa para o presidente, mas observou que, nas pesquisas mais recentes, Alckmin cresceu de 10% para 16%, e Lula caiu de 66% para 61%.