A Comissão de Assuntos Sociais do Senado, presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) debate com entidades de aposentados o reajuste dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social. Eles discutem o Projeto de Lei nº 58/2003, que prevê que os valores pagos pela Previdência Social aos segurados sejam atualizados com base no número de salários mínimos que recebiam na data da concessão do benefício.
"Não é justo que quem contribuiu sobre cinco salários mínimos esteja recebendo dois, por exemplo. O objetivo é fazer um debate envolvendo entidades, o Senado a Câmara o Executivo, para que haja uma política de entendimento para conseguir a recuperação do poder de compra dos benefícios de 22 milhões de aposentados e pensionistas".
Membros da Comissão Mista do Salário Mínimo seguem a partir do dia 7 de abril para estados como Bahia Paraná e São Paulo, onde farão audiências públicas para debater a questão. "Não queremos favores, queremos o que a Constituição nos assegura", ressaltou Edson Haubert, vice-presidente do Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Mosap).