Questionar as diferentes ações voltadas à conservação dos recursos naturais e definir os procedimentos mais adequados à realidade dos municípios da região centro-ocidental do Estado. Estes serão os desafios dos participantes do Seminário ?Conservação de Solos e Água no Paraná?, que acontece nesta sexta-feira (30) em Campo Mourão.

continua após a publicidade

O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, lembrou que o último seminário sobre conservação de solos e água programado para este ano reúne a experiência obtida nos debates realizados nas várias regiões do Paraná e o conhecimento do que poderá ser feito em prol do manejo conservacionista e da preservação ambiental. ?Através dos 11 seminários que realizamos na diferentes regiões do Estado pudemos conhecer as peculiaridades de cada local e as realidades comuns no que se refere à conservação dos recursos naturais?, disse Pessuti.

Segundo ele, foram ouvidos produtores rurais, lideranças, técnicos que atuam no campo e moradores dos centros urbanos. ?Juntos, sociedade e Governo, tivemos a oportunidade de discutir a viabilidade das ações que poderão ser praticadas em benefício do meio ambiente, do setor agropecuário e de toda a comunidade?, afirmou. ?Agora é a vez de fomentar as discussões em Campo Mourão, uma região que sempre se destacou em iniciativas voltadas à conservação dos recursos?, lembrou.

Para o chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura em Campo Mourão, Erikson Camargo Chandoha, a oportunidade de encerrar a série de seminários em Campo Mourão é justificada pelo pioneirismo da região na prática de ações que contribuíram para a conservação dos recursos no Paraná. ?A região de Campo Mourão foi a primeira do Estado a elaborar um projeto de recuperação de bacias hidrográficas. Aqui, surgiram os primeiros programas relacionados à rotação de culturas. Nossa região também foi a pioneira na conservação de solos?, lembrou.

continua após a publicidade