Professores e pedagogos da rede municipal de ensino aprovados no Escola & Universidade participaram, nesta segunda e terça-feira (25 e 26) de um seminário organizado pela Secretaria Municipal da Educação. O encontro permitiu a integração dos 2.090 profissionais da educação responsáveis por 445 projetos selecionados para serem desenvolvidos com os alunos a partir de agosto.
O Escola & Universidade é o é resultado de uma parceria entre o município e instituições de ensino superior, para incentivar profissionais do magistério a elaborar e aplicar com os alunos projetos pedagógicos inovadores. Os projetos podem ser realizados em grupos de até cinco professores.
Enquanto desenvolvem o projeto, os professores são acompanhados por orientadores das universidades parceiras. Outro grande incentivo, é o pagamento de uma bolsa – auxílio de R$1.200 para os professores participantes. "O recurso ajuda, mas o mais importante para nós é a possibilidade de levar algo novo para a sala de aula", disse a professora do Ciclo II da Escola Municipal Dom Bosco, Edilene de Oliveira.
Junto com as professoras Norma Formaggio, Silvana Propok, Rosa Becati e a pedagoga Rosangela Bezerra, todas da mesma escola, Edilene desenvolveu um projeto para envolver alunos, com idades entre 9 e 10 anos, na produção de um jornal eletrônico.
"Mesmo que não tivéssemos sido selecionadas iríamos desenvolver o trabalho com os alunos, porém agora, faremos com o acompanhamento de professores universitários", disse a pedagoga Rosangela. O grupo receberá a orientação de profissionais da Facel.
Ao elaborar o projeto, as cinco professoras buscaram uma forma criativa e eficiente para incentivar nos alunos o gosto pela leitura, a produção e interpretação de textos.
"A intenção é fazer o percurso entre o giz e o mouse do computador", explicou Norma. A professora disse acreditar que o Escola Universidade é uma importante forma de reconhecer o desempenho dos profissionais da educação.
Aprender cantando – Outro grupo que festejou a aprovação do projeto é formado pelas professoras Cláudia Cordeiro, Dilvana Azzolini, Ivete Moreira e Cristina Pauliki, todas da Escola Municipal Walter Horner
As quatro receberão bolsas-auxílio e acompanhamento de profissionais da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) para desenvolver uma proposta pedagógica que alia a música à educação. "A intenção é resgatar as cantigas de roda e fazer com que as crianças da Etapa Inicial e da Educação Infantil diferenciem as brincadeiras do passado com as do presente", explicou Cláudia Cordeiro.
O seminário de apresentação dos projetos serviu também para que os profissionais conhecessem as cinco instituições que ingressaram no programa neste ano. O programa Escola & Universidade é uma reformulação de uma antiga proposta da rede municipal de Educação, o Fazendo Escola.
A nova proposta contará com a participação das Faculdades Bagozzi, Dom Bosco, FACEL, Unibrasil e Uniesp. Já faziam parte do Fazendo Escola a Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná e Unicenp.
Antes de assistir à palestra, "Escola do Século XXI", ministrada pela professora da Universidade Federal do Paraná, Eliane Précoma, os participantes do seminário conheceram o trabalho de prevenção à violência que está sendo desenvolvido nas escolas por Guardas Municipais.
Alunos da Escola Municipal Maria de Lurdes Pegoraro, participantes do coral Novo Acorde, ensaiado pelas guardas municipais, Diomara Gouveia e Ondina Santos emocionaram as professoras com a apresentação de canções acompanhadas por instrumentos musicais confeccionados com garrafas plásticas e bobinas de fax.
Um teatro de fantoches, também desenvolvido pelos agentes da Secretaria Municipal da Defesa Social mostrou aos professores como os Guardas Municipais estão levando noções de segurança e cidadania para os pátios das escolas.
Interessados em conhecer os projetos aprovados poderão consultar o portal da educação, www.aprendercuritiba.org.br. Os resultados estão disponíveis na página do Projeto Escola & Universidade, já com a identificação da instituição de Ensino Superior responsável pela orientação do programa.