Seminário destaca papel do Ipem na defesa do consumidor e na orientação produtores
Foz do Iguaçu vai sediar nesta quinta-feira (2) o 1º Seminário Regional Qualidade e Metrologia Legal. O encontro, promovido pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Paraná), faz parte do Programa Especial de Orientação (Peso) e uma boa oportunidade para expor o papel do instituto na defesa ao consumidor e de orientação aos produtores dos mais diversos segmentos.
O seminário será realizado na Acifi – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (rua Padre Montoya, 490 – Centro) e tem abertura marcada para as 17h, com a presença de Leonaldo Paranhos, presidente do Ipem, acompanhado de autoridades locais. A primeira palestra será ?metrologia legal para pré-medidos, produtos de auto-atendimento em supermercados? (enlatados, frutas, verduras, carnes, frios, massas e panificados), por conta de Sérgio Camargo, gerente de pré-medidos do instituto.
Em seguida, a chefe da divisão de Produtos Certificados do instituto, Eliane Marchiori Franco, vai abordar sobre ?metrologia e conformidade do setor têxtil?. O terceiro tema da noite será ?ponto focal ? Barreiras técnicas às exportações?, com a definição das atividades do Inmetro para superar as barreiras técnicas do Mercosul. O responsável pela palestra será Ricardo Kropf Ferman, tecnologista de articulação internacional do Inmetro do Rio de Janeiro.
Dirigido à empresários, técnicos, consumidores, entidades e funcionários de empresas, o seminário dará ênfase a microempresários, contadores, advogados, professores e alunos nas áreas de matemática, física, comércio exterior, química, economia, contáveis, biologia, farmácia, engenharia e advocacia.
Peso
Leonaldo Paranhos explica que programa Peso vai aproximar mais Ipem do produtor e do consumidor. A intenção é ampliar o conhecimento da legislação nacional. ?Torná-lo itinerante permite um estreitamento ainda maior, pelo contato direto com as necessidades específicas de cada região do Paraná?, disse Paranhos.
?Seguimos a linha do governo estadual de abrir os órgãos públicos para que sejam parceiros de empresários e comerciantes. Temos essa expectativa de poder auxiliar, buscando qualidade do produto lá na ponta, com a missão de dar tranqüilidade de consumo. Isso tem dado resultado e por essa razão estamos estendendo as ações à todo o Estado?, completa. Paranhos enfatiza que nesse ano de 2006 os seminários deverão ser realizados em diversas cidades, a exemplo do que já vinha ocorrendo anteriormente.
O Peso organiza ainda a estrutura do Ipem para que esteja à disposição de fabricantes e comerciantes nas várias etapas de produção, desde a utilização da matéria prima para a fabricação até o instante em que o produto chegue ao consumidor.
A orientação proposta pelo Ipem funciona também como proteção ao mercado, ao diminuir a concorrência de produtos inadequados e por isso mais baratos do que aqueles comercializados de acordo com as normas federais.
Em parceria com segmentos diversos, o Peso realiza palestras, cursos, seminários e informações, com intenção de alcançar significativa melhoria nos diversos produtos, incentivando o consumidor final no exercício de seu direito de reclamar e exigir que governo e indústria coordenem e avaliem os resultados obtidos.
Com isso, fabricantes, comerciantes, exportadores, importadores, setor público, sindicatos, pólos agrícolas, fundações e associações saem fortalecidos da parceria que chega ao consumidor – o grande alvo do programa.
O primeiro evento do Peso em 2006 é fruto da parceria do Ipem com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Parque Tecnológico de Itaipu, Itaipu Binacional, Sebrae (Serviço de Apoio à Pequena e Micro-Empresa) e Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu e Região.