O vice governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento Orlando Pessuti e o prefeito de Rio Branco do Sul Amauri Cezar Jonhsson participaram nessa quinta feira (23) da abertura do Seminário das Mulheres Rurais. O evento, organizado pela Emater do Paraná, contou com o apoio do Banco do Brasil e a presença de mais de 170 representantes de 21 comunidades de Rio Branco do Sul, Cerro Azul e Itaperuçu.
Segundo Pessuti, as ações do Governo do Estado na região tem tido repercussão acima da expectativa, como o grande comparecimento das mulheres interessadas em empreendedorismo rural. Ele disse que o objetivo maior do Seminário de hoje é a inserção da mulher no desenvolvimento sustentável, através da geração de renda e empregos. ?O resultado dos trabalhos realizados poderão ser comprovados na VI Feira Sabores do Paraná, que será realizada de 13 a 17 de julho próximos, no Parque Barigui, em Curitiba, quando Rio Branco do Sul estará representado pela primeira vez no evento?, disse.
Na chegada, um bem elaborado café-da-manhã aguardava os participantes, preparado pelo grupo de 15 mulheres que encerravam o curso de dois dias de Técnicas de Panificação, também ministrado por extencionistas da Emater.
O município conta com uma cozinha comunitária montada há quatro meses com recursos do Programa Paraná 12 Meses e Prefeitura Municipal, que comercializa tudo que produz na própria cidade. São, em média, 500 vidros de conservas e geléias e mais de mil potes de tempero caseiro por semana. Outra fonte de renda está sendo montada com a fábrica de açúcar-mascavo e demerara, cuja matéria-prima é fornecida por pequenos produtores do Vale da Ribeira, distante 40 quilômetros do local.