Um dos temas mais polêmicos ligados ao agronegócio nos dias de hoje é o de alimentos geneticamente modificados. Com o intuito de aprofundar a discussão sobre o assunto, a diretoria da Sociedade Rural do Paraná organizou um seminário sobre transgênicos, que será realizado no dia 3 de outubro e faz parte da programação do 2º Rural Tecnoshow.
O painel de debates vai contar com a participação de pesquisadores e especialistas de universidades, institutos de pesquisa órgãos governamentais e empresas do ramo de produção de organismos geneticamente modificados.
O objetivo é proporcionar informações sobre os mais diversos aspectos em torno do tema tecnologia transgênica. A primeira palestra terá como tema ?Clonagem e Transgenia na Medicina Veterinária?, a cargo da veterinária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Daniela Beatriz de Castro Gomes.
A agrônoma Alda Lerayer, diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), vai falar sobre a ?Aplicação da Biotecnologia na Obtenção de Alimentos Seguros e Saudáveis.?
?Mitos e Realidades sobre os Organismos Geneticamente Modificados? será o assunto do professor Marcelo Menossi Teixeira, da Unicamp. Já o agrônomo Marcelo Silva vai falar sobre a ?Rotulagem e Legislação em Defesa Sanitária Vegetal?.
?A Visão do Governo Paranaense? sobre o tema será demonstrada pelo agrônomo Marcelo Silva, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná (Seab).
Outros setores envolvidos também foram convidados para enriquecer o debate. O gerente da Monsanto, Marcelo Gatti, vai falar sobre ?Biotecnologia em Soja?.
O programa inclui ainda a participação de Fernando Stomillos Adegas, pesquisador da Embrapa, com o tema ?Custos de Produção de Soja Transgênica e Convencional? e Róbson Mafioletti, da Ocepar, que vai fazer a palestra ?Análise de Mercado Interno, Externo e Futuro de Produtos Transgênicos e Convencionais?.
A organização do evento convidou representantes do movimento Greenpeace para participar da discussão, mas nenhum representante confirmou presença.
Outro tema importante incluído na programação é a atuação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). O assunto será abordado na palestra ?O Papel da CTNBio na Regulamentação dos Transgênicos?, que ficará por conta da engenheira agronômica Vânia Moda Cirino, pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).