A importância de sensibilizar a comunidade para a prevenção ao consumo de drogas lícitas e ilícitas é o tema principal da 11.ª Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (Previda), que começou na segunda-feira (26). O tema deste ano é ?Compartilhando Responsabilidades?. De acordo com a coordenadora estadual antidrogas, Sonia Alice Felde Maia, da Secretaria da Justiça e da Cidadania, o encontro busca centralizar as ações especialmente no envolvimento da família e de profissionais da área de Educação, religiosos, e de colegas de trabalho.
O diretor da Secretaria, Luiz Carlos Giublin Júnior, que representou o secretário desembargador Jair Ramos Braga, na abertura da 11.ª Previda, lembrou que o Governo Roberto Requião, desde o início de sua administração, investiu em ações antidrogas. ?Programas como o 181-Narcodenúncia, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, o Prointer (Programa de Interiorização das Políticas Estaduais Antidrogas), que orienta as ações preventivas no interior do Paraná, e o Programa de Atenção ao Servidor (PAS), que auxilia, com informações, funcionários da Secretaria com problemas de alcoolismo, são algumas demonstrações do papel do Estado com a sociedade, no resgate de sua cidadania?, concluiu.
Responsabilidades
Os convidados da mesa de debates de segunda-feira (26), discutiram sobre ?Responsabilidades Compartilhadas?, ocasião em que levantaram questionamentos a respeito do comportamento social das crianças, jovens, adultos e até de idosos em relação a drogas lícitas e ilícitas. O presidente do Conselho Estadual Antidrogas do Paraná, Dionísio Banaszewski, revelou que, em seu trabalho numa universidade, desenvolve a formação de opinião por meio de treinamento.
?Precisamos de um resultado futuro, trabalhando informações com as instituições de ensino, conhecimento e controle de leis que restrinjam o consumo de substâncias que causem dependência, retomada de valores, do papel da família, da mídia que ressalta o poder paralelo, responsável pela rede de tráfico de entorpecentes?, pontuou Banaszewski. ?É necessário se formar uma rede?, opinou o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Amauri Ferreira Lopes. Para ele, a responsabilidade ?é algo que está dentro de nós, que buscaremos formas de conhecimento e ação para repassarmos para outras pessoas?.
Programação
O Previda dispõe de uma série de programações até sábado (1), composta por debates, palestras, blitze educativas com a Polícia Militar e exposição de atividades da Cead. Informações a respeito da Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, podem ser acessadas no site www.antidrogas.pr.gov.br ou no telefone (41) 3221-7273 ou 3221-7274.