A Semana da Pátria começou na manhã desta sexta-feira (1º), na Praça Nossa Senhora da Salete, com várias atividades, entre elas, a Feira de Serviços, evento que percorre o Paraná há dois anos levando cidadania e programas de inclusão social à população. A pira foi acesa e fica em vigília permanente, em frente à sede do governo do Estado, até o fim das comemorações, no dia 7 de setembro, com o desfile civil e militar. Devido ao mau tempo, a solenidade de abertura da semana realizada anualmente ? foi cancelada.
?O Fogo Simbólico da Pátria é um símbolo que a Liga da Defesa Nacional introduziu em seu calendário. Ele representa a chama viva do civismo e patriotismo do povo brasileiro, principalmente para a juventude?, explicou o presidente do Diretório Regional do Paraná, tenente coronel José Evane Dutra, que esteve no Palácio Iguaçu nesta sexta-feira. Segundo ele, que participa oficialmente das comemorações da Independência há cerca de 26 anos, o fogo estará incorporado à Liga e será uma das atrações no dia 7 de setembro, durante a abertura do desfile.
A Semana da Independência será encerrada no dia 7 de setembro, em frente ao Palácio Iguaçu, a partir das 9h com o desfile civil, com participação de colégios estaduais, municipais e as entidades filantrópicas, e logo depois, às 10h, com o desfile militar, com as tropas do Exército, da Aeronáutica e das Polícias Civil e Militar do Paraná.
Feira
A secretaria Especial de Relações com a Comunidade, mantém até o dia 7, a 26.ª Feira de Serviços em frente ao Palácio Iguaçu, com atendimento das 9h às 17h. Além de Curitiba, a Região Metropolitana também será atendida. De acordo com o secretário Especial de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, a realização da Feira de Serviços na Semana da Pátria, ?é uma maneira importante e necessária de comemorar esse momento máximo de brasilidade ao prestar um trabalho social ao cidadão.?
Além de serviços de documentação, são oferecidos serviços nas áreas de saúde, como orientações quanto à prevenção de acidentes com animais peçonhentos, verificação de pressão arterial e orientações sobre saúde bucal. Os participantes têm acesso gratuito à internet e podem assistir a apresentações teatrais.
Na área da Justiça é possível realizar inscrição para casamento e divórcio. A defensoria pública participará com todos os serviços de atendimento jurídico, cível, família e todos os serviços pertinentes a defensoria. Segundo a chefe da Defensoria Pública do Paraná, Sílvia Cristina Xavier, a equipe é composta de assistentes sociais, estagiários do curso de Direito, funcionários da administração pública, advogados voluntários e defensores públicos. ?Fazemos o mesmo atendimento que já é feito na Defensoria Pública, nos casos de processos relacionados à vara de família se necessário iremos às residências. Mesmo que não seja possível solucionar os processos durante a Feira, daremos continuidade depois do evento?, explicou.
A defensoria pública trabalha em conjunto com o Poder Judiciário. ?Casos como de adolescente infrator, segundas vias de certidões de óbito, casamento e nascimento poderão ser resolvidos pela defensoria, esse atendimento é válido tanto para Curitiba, como para todas as cidades do Brasil?, acrescentou.
Quando a feira de serviços esteve em Curitiba no ano passado, também durante a Semana da Pátria, atendeu a mais de 160 mil pessoas. ?A expectativa é a de que a feira repita o sucesso da primeira edição realizada aqui na capital ano passado, mas poderá ser ainda maior o número de atendimentos pois, nesta etapa, cerca de 100 serviços serão oferecidos, devido à novas parcerias conquistadas nesse período?, finalizou o secretário.