CNJ

Semana da Conciliação

Entre 29 de novembro a 3 de dezembro acontece mais uma Semana Nacional da Conciliação, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para colaborar com o evento a Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) realizou um curso de capacitação para 120 conciliadores voluntários, que devem atuar durante a semana em diversos locais em Curitiba. São alunos, ex-alunos, bacharéis em Direito e colaboradores de outras áreas de atuação.

Segundo o Coordenador Pedagógico da EMAP, juiz Evandro Portugal, esta é uma forma de contribuir para a redução do grande número de processos na Justiça do país.

“Todos os Tribunais de Justiça Brasileiros estão selecionando voluntários e a EMAP não poderia deixar de incentivar a conciliação como prática que acreditamos e disseminamos entre os nossos alunos”, destaca.

Com o evento, o CNJ quer estimular a solução de conflitos por meio do diálogo entre as partes, para despertar a cultura da pacificação no nas atividades judiciais e evitar que o processo se arraste por muito tempo de forma litigiosa pelas diversas instâncias do Poder Judiciário.

Para o coordenador do Movimento pela Conciliação na Justiça Estadual do Paraná, Desembargador Valter Ressel, cabe a todos os operadores de Direito, juízes, advogados e membros do Ministério Público deixar de lado o formalismo na forma impositiva de resolver os conflitos e contribuir para a disseminação da prática da forma conciliação, que é preferida do nosso sistema processual civil.

“Precisamos aderir com afinco a esse salutar movimento se efetivamente quisermos contribuir para a melhoria dos serviços judiciários em nosso país sem necessidade de novas leis e de grandes recursos financeiros”, destacou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo