Semana AABB Comunidade em Ponta Grossa terá atividades culturais

Brasília – Entre os dias 23 e 30 de maio, 400 municípios brasileiros vão iniciar oficialmente mais um ano do programa de complementação escolar AABB Comunidade, que inclui 52.833 crianças e jovens de 7 a 18 anos incompletos em risco de exclusão social e 4.019 educadores. A aula inaugural do programa em Ponta Grossa (PR) será feita no dia 24 de maio.

Resultado de parceria da Fundação Banco do Brasil e a Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil (Fenabb), a abertura do evento será feita às 14h30, na sede da AABB de Ponta Grossa, com a participação de 120 crianças do município.

No Paraná, 12 municípios integram o programa, com um orçamento de mais de R$ 394 mil. No estado, são 1.360 educandos e 110 educadores.

O investimento nacional da Fundação Banco do Brasil no programa é de R$ 16 milhões. As atividades envolvem diferentes parceiros locais, como o Governo do Estado, no Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Caxias, no Maranhão, e a Fundação Cidade Mãe, em Salvador, e Rotary Clubs, entre outros.

No dia 24 de maio, os visitantes da semana AABB Comunidade em Ponta Grossa ganharão de presente apresentação musical e o depoimento de estudantes.

Fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente, o AABB Comunidade atende estudantes da rede pública de ensino. As ações são conduzidas, em horário extra classe, por educadores das próprias comunidades envolvidas, capacitados pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Os jovens participantes do programa realizam atividades educativas, esportivas e lúdicas, além de receber reforço alimentar e acompanhamento médico-odontológico. Em Ponta Grossa, as crianças participam de atividades como beisebol, vôlei, futebol, basquete, xadrez, bordado e pintura.

Os eventos da Semana Nacional ocorrerão nos clubes das Associações Atléticas do Banco do Brasil (AABBs), onde o programa é realizado. A intenção é reforçar a mobilização dos familiares dos estudantes, lideranças comunitárias, empresários e instituições locais para garantir o sucesso e a sustentabilidade do programa.

Escola e cidadania 

Quando foi criado, em 1987, o AABB Comunidade atendia 500 crianças em sete municípios. Vinte anos depois, esses números saltaram para 52.833 jovens em 400 cidades, respectivamente. O Programa AABB Comunidade defende o direito da criança à brincadeira. As crianças e adolescentes recebem complementação escolar de maneira lúdica e atrativa. Como diz Adelson Vieira de Mendonça, educador de Maceió (AL), "a criança aprende na escola de um jeito e no programa a gente ensina outras formas de ver a mesma coisa. Assim, ela assimila melhor o conhecimento". Por meio de jogos, brincadeiras, músicas, mitos e lendas, os jovens participantes têm acesso a elementos da cultura, ampliando sua visão de mundo, tomando consciência de seus direitos e deveres e de sua própria cidadania.

São enfatizadas técnicas que propiciam o fazer coletivo e a capacidade de organização grupal, o que permite a reflexão crítica e o posicionamento do educando como sujeito ativo de sua própria formação, como explica o gerente de Educação e Cultura da Fundação Banco do Brasil, Marcos Fadanelli.

A estudante Ana Beatriz Barbosa, de Patos de Minas (MG), aprova a fórmula do programa. Ela diz que o AABB Comunidade a educou como uma segunda mãe. Sua colega Ingrid Mayara, de Maceió, concorda: "Eu aprendo a preservar o mundo, para não faltar nada para nossos netos e estou passando o que sei para os meus irmãos, tios e avós".

As atividades do AABB Comunidade são desenvolvidas ao longo do período letivo, nas dependências das AABB. A periodicidade é de, no mínimo, três vezes por semana, com quatro horas diárias.

Cada parceiro no projeto tem uma atribuição diferente. Enquanto a Fundação BB, gestora nacional do programa, fornece kits pedagógicos e o mobiliário, a Fenabb responde pelo treinamento de educadores e com a manutenção das sedes esportivas. Já o Banco do Brasil orienta na solução de problemas e acompanha o trabalho local e os parceiros executam o pagamento dos educadores e são responsáveis pela alimentação e transporte dos alunos e pelos exames médicos, odontológicos e laboratoriais.

Serviço:
Abertura da Semana Nacional da AABB Comunidade
Data:24 de maio de 2007
Hora:14h30
Local: AABB Ponta Grossa (PR) – Av. Euzébio de Queiroz, 1000 – Bairro
São Francisco
Informações: Eliane Kanarski Schila
Telefone: (42) 3226.3500

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo