O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Luiz Eduardo Cheida anunciou, nesta quinta-feira o lançamento de um link especialmente desenvolvido para informar a população sobre as ações da Sema relacionadas ao acidente com o navio chileno Vicuña no último dia 15, no Porto de Paranaguá.
O link será atualizado diariamente e estará disponível no endereço www.pr.gov.br/meioambiente/acidente. De acordo com Cheida, a criação desta página tem o objetivo de informar turistas de todo o Brasil sobre a real situação dos locais atingidos pelo acidente.
"O site irá servir como referência para que pessoas do Brasil inteiro tirem suas dúvidas quanto ao trabalho feito no litoral para conter os danos ambientais causados pelo acidente e condições das praias paranaenses", afirmou o secretário.
Poderão ser encontradas no link informações sobre a qualidade de água nas praias do Paraná, indicando a presença ou não de óleo no litoral, previsão do impacto ambiental (fornecida pela Simepar) e explicações sobre as conseqüências do acidente.
Também estará disponível um mapa contendo os níveis de contaminação em cada uma das praias e ilhas, seguindo os padrões internacionais de poluição. O portal também irá divulgar informações sobre o andamento de processos e multas contra as empresas responsáveis pelo acidente.
Acidente
O navio Vicuña estava carregado com 14 mil toneladas de metanol e explodiu após o descarregamento de 9 mil toneladas do produto. Além da carga, o navio possuía em sua reserva 1,15 mil toneladas de full oil e 150 toneladas de óleo diesel.
Ainda não é possível precisar a quantidade da carga que vazou, atingindo as baías de Paranaguá, Antonina, Guaraqueçaba e áreas de preservação ambiental.