O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, e o secretário da Agricultura e vice-governador, Orlando Pessutti, assinaram nesta segunda-feira (24) um convênio para a entrega de dez kits viveiros florestais à Companhia de Saneamento do Paraná ? Sanepar. A empresa foi representada na solenidade pelo presidente da Companhia, Stênio Jacob.
Cerca de R$ 100 mil, provenientes do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA), foram investidos para a aquisição dos kits – compostos por casa de vegetação de 50 metros quadrados com sistema de irrigação, área de rustificação (incubadora de mudas) de 160 metros quadrados, tubetes para produção de mudas, sombrite (cobertura de plástico), sistema tubular de sustentação da estufa e sementes.
O objetivo é a produção de aproximadamente 90 mil mudas nativas por ano em cada viveiro, que serão utilizadas para a recuperação de áreas de preservação permanente, atendendo às metas do Programa Estadual de Mata Ciliar. Uma das áreas que será favorecida com o kit é o manancial do Rio Iraí, em Curitiba.
Viveiros
O sistema de produção disponibilizado é considerado inovador, pois utiliza tubetes reutilizáveis ao invés de embalagens descartáveis e casca de pinus ao invés de terra. O tubete é o local onde a semente fica acondicionada até virar muda. Após atingir o tamanho ideal, a muda é transferida para terra e o tubete é reutilizado para germinar outras mudas.
Entre as principais vantagens do uso do tubete está o custo-benefício e a facilidade no transporte. Um caminhão que transportaria 10 mil mudas com embalagens convencionais, por exemplo, poderá transportar 500 mil tubetes.
Programa
O Programa Estadual de Mata Ciliar foi lançado pelo governo do estado em novembro de 2003 e tem como meta o plantio de 90 milhões de mudas de espécies nativas nas margens de todos os rios do estado – 100 bacias hidrográficas, mananciais de abastecimento público, margens dos reservatórios de hidroelétricas, unidades de conservação e bacias dos rios que integram os corredores de biodiversidade.
Mais de 200 municípios já foram beneficiados, recebendo viveiros completos como os entregues à Sanepar. Outros 105 municípios, que já possuíam viveiros, receberam embalagens para produção de mudas e sementes.
"É o maior programa de mata ciliar do mundo. Os benefícios serão sentidos pelas gerações presentes e futuras", declarou o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida. Segundo ele, a mata ciliar evita a erosão do solo e melhora a quantidade e qualidade das águas.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que está coordenando o Programa, já contabilizou o plantio de mais de 18,5 milhões de árvores. Apenas no Dia Mundial da Água foram plantadas um milhão de árvores às margens dos rios do estado, com a participação simultânea dos 399 municípios do Paraná.
"O sucesso do programa se deve às parcerias muito bem articuladas entre governo e sociedade civil organizada, como as cooperativas rurais, universidades, prefeituras, federações de agricultores, ministério público e prefeituras", destacou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.