Um grupo de integrantes do Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast), que invadiu, em agosto do ano passado, a Fazenda Monte Verde, em Jundiaí do Sul, a 350 quilômetros de Curitiba, no norte do Paraná, fez barricadas com galhos de árvores e destruiu algumas pontes para impedir que a Polícia Militar cumpra ordem de reintegração de posse. A Secretaria da Segurança Pública confirmou que há previsão de desocupação da fazenda, mas não informa a data. A Comissão de Mediação de Conflitos negocia uma saída pacífica.
De acordo com o Mast, cerca de 150 famílias ocupam a fazenda, onde plantam milho, feijão e arroz. A mobilização dos sem-terra começou na terça-feira, em função de informações sobre uma reintegração iminente. Na semana passada, a PM cumpriu ordem de reintegração da Fazenda São Roque, em Guapirama, a cerca de 40 quilômetros de onde eles estão, também invadida pelo Mast.
De acordo com um policial, havia muita aglomeração na estrada que dá acesso à Fazenda Monte Verde. Os sem-terra colocaram árvores tanto na porteira quanto na estrada. Eles ainda destruíram três pontes dentro da propriedade e queimaram uma que fica no lado de fora, prejudicando proprietários de outras áreas das proximidades. A Fazenda Monte Verde tem cerca de 1.400 hectares e possui uma das maiores reservas de mata nativa do Norte Pioneiro do Paraná, com 251 hectares.