Um grupo com cerca de 500 sem-terra invadiu, na noite de ontem (13), as fazendas Três Elos e Campo Novo, dos irmãos Darci e Darceu Andrade, em Quedas do Iguaçu, a cerca de 440 quilômetros de Curitiba, no oeste do Paraná. De acordo com a polícia, o grupo é excedente de um assentamento na Fazenda Araupel. É a terceira vez que as fazendas são ocupadas por sem-terra.

continua após a publicidade

A polícia esteve hoje pela manhã nas propriedades, que juntas têm aproximadamente 400 alqueires, mas não passou da porteira. O delegado Douglas Possebom Freitas conseguiu negociar a retirada de cerca de 1.300 cabeças de gado, que deve ser feita amanhã (15). Segundo ele, ainda ficaram na propriedade máquinas agrícolas e 45 alqueires de milho prontos para a colheita. O advogado dos proprietários, Antonio Zilio Júnior, entrou com pedido de reintegração de posse e ressarcimento dos prejuízos.

O mesmo grupo, com apoio de alguns sem-terra do Assentamento Celso Furtado, haviam invadido ontem (13)o pátio da prefeitura de Quedas do Iguaçu. Eles pediam melhorias nas estradas rurais e aumento na frota para o transporte escolar. A manifestação na prefeitura foi pacífica. Depois de conversar com representantes do prefeito Gelmar Chmiel (PMDB), deixaram o local, por volta das 17h30, e se dirigiram para as fazendas.

continua após a publicidade