A Polícia Militar do Paraná negociou com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e as cerca de 100 pessoas que haviam invadido ontem (20) a fazenda Três Elos, em Quedas do Iguaçu, deixaram a propriedade pacificamente. Depois da desocupação a PM encontrou um trator e duas motosserras que pertencem à fazenda e estavam desaparecidas.
Os proprietários tinham conseguido mandado de reintegração de posse na primeira invasão, há um ano. E os sem-terra haviam saído da área havia três meses.
Entre as famílias que fizeram a segunda invasão estão algumas que foram excluídas da seleção feita pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para constituir um novo assentamento em uma área comprada da empresa madeireira Araupel. Elas não preenchiam as exigências do órgão, sobretudo no que se refere à tradição com o trabalho na terra.
A Comissão de Mediação de Conflitos Agrários, da Secretaria da Segurança Pública, está negociando com os líderes da invasão na fazenda Dona Hilda, no mesmo município, uma desocupação pacífica.