Depois de sete meses, enfim a Associação Paraguaia de Futebol confirmou oficialmente neste sábado (10) que o argentino Gerardo Martino, 44, é o novo técnico da seleção do país. Curiosamente, ele já estava no cargo desde julho do ano passado no lugar de Aníbal Ruiz, que comandou a equipe paraguaia na Copa do Mundo da Alemanha.
De acordo com o presidente interino da APF, Juan Ángel Napout, Martino, que vaia assumir o time no dia 19, teve o apoio unânime dos diretores da entidade. Já Napout assumiu provisoriamente o comando da federação após Oscar Harrison renunciar ao cargo na última quinta-feira.
Após a fraca campanha da equipe sul-americana no último Mundial – foi eliminada na primeira fase (perdeu para Inglaterra e Suécia e venceu Trinidad e Tobago) -, vários ídolos locais anunciaram a aposentadoria da seleção, como o capitão Carlos Gamarra (ex-Palmeiras, Corinthians e Flamengo), o centroavante José Cardozo e o meia Roberto Acuña, para auxiliar a renovação da seleção.
O primeiro compromisso de Martino no comando da seleção paraguaia será na disputada da Copa América da Venezuela, que acontecerá entre os dias 24 de junho a 15 de julho – a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) irá sortear os grupos da competição na próxima semana, em Caracas.