Neste período de inscrição para a seleção de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR – as inscrições encerram-se em 29 de setembro – é comum candidatos com dúvidas a respeito do processo de seleção procurarem docentes do programa, buscando esclarecê-las. Algumas dessas questões serão aqui abordadas, sem a intenção de esgotar o assunto.

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1) É preciso observar que o programa se constitui de Áreas Temáticas, que, por sua vez, subdividem-se em Linhas de Pesquisa, com temas de interesse e de pesquisa distintos, e que podem ser consultadas pelos candidatos no site do Programa -http://www.ppge.ufpr. br/areas.htm. Como a inscrição para a seleção no programa é feita por Linha de Pesquisa, é importante que o candidato tenha clareza de quais são as opções, para definir com qual delas seu projeto de pesquisa tem maior afinidade. Ou seja, é necessário que o candidato conheça as opções temáticas com que o programa trabalha, que seu projeto se relacione com uma delas, e que a inscrição seja feita na Linha de Pesquisa mais adequada ao desenvolvimento de seu tema.

2) Os docentes do programa são credenciados nas Linhas de Pesquisa, e, mesmo dentro das grandes questões propostas pelas linhas, há especificidades que são traçadas por seus projetos particulares e por sua formação, entre outros. Nesse sentido, é preciso que, se identificando com o tema amplo de uma Linha de Pesquisa, o candidato observe os docentes que nela orientam e procure conhecer sua produção acadêmica. Isso pode ser feito por meio do Guia de Fontes, em que estão cadastrados os projetos de pesquisa da UFPR (http://webapps.ufpr.br/fontes- consulta/buscapesquisador.jsp) e também pelo Currículo Lattes do pesquisador (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual /index.jsp).

Cabe ressaltar que os docentes não orientam somente projetos que estejam absolutamente vinculados ou restritos a seus projetos particulares, mas esta sondagem pode esclarecer ao candidato, por exemplo, possibilidades quanto a referencial teórico, metodologia, recortes temáticos ou temporais. Um projeto cujo tema, recorte ou referencial teórico não seja discutido ou estudado por nenhum dos docentes da Linha de Pesquisa, mesmo que se relacione ao grande tema proposto por ela, terá mais dificuldade em conseguir um orientador.

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3) Em geral, as Linhas de Pesquisa estabelecem uma literatura mínima, para a prova escrita. É preciso destacar a importância de que o candidato estude esta bibliografia. Como primeira etapa do processo seletivo, a prova escrita tem dois papéis muito importantes: a) diminuir o número de candidatos para a fase seguinte, que envolve a leitura dos projetos de pesquisa e a entrevista; e b) decorrente desse, deixar para a fase seguinte somente aqueles que demonstrem domínio de escrita e de questões que permeiam a área, a partir da bibliografia indicada.

Além disso, se a Linha de Pesquisa indicou a bibliografia, significa que há algum consenso interno sobre sua relevância para Área Temática e entre os docentes, ao menos, entre aqueles que compõem a comissão de seleção daquele ano. Por isso, é desejável que o candidato também a insira, ao menos em parte, e no que for possível, em seu projeto de pesquisa, ou, no mínimo, reflita sobre a possibilidade de diálogo com essa bibliografia.

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4) É preciso esclarecer um mito, que não se concretiza na prática do processo seletivo: há muito receio de candidatos que não são graduados ou licenciados pela UFPR, ou não provenientes da Pedagogia, de que seus currículos os excluam, já na primeira fase do processo, não permitindo que cheguem à entrevista. Porém, os currículos e projetos são consultados para a segunda fase do processo, ou seja, somente é lido o material dos candidatos aprovados na prova escrita.

5) Finalmente, a entrevista, na qual o projeto de pesquisa é o ponto central dos esclarecimentos. O currículo pode ser abordado, mas com menor peso, em relação ao projeto, o mesmo se dando com relação à prova escrita. Neste momento é que aquelas questões iniciais, do conhecimento do candidato quanto às opções de Linhas de Pesquisa e da escolha daquela mais adequada ao desenvolvimento de seu projeto, farão significativa diferença.

Enfim, é relevante que o candidato saiba dizer claramente o que quer estudar, e porque deve ser naquela Linha de Pesquisa, especificamente. Em tempos em que os prazos são muito restritos para o cumprimento dos créditos em disciplinas e o desenvolvimento da pesquisa, e as chances de se obter uma bolsa de estudos são pequenas, a coerência do projeto de pesquisa com as possibilidades de orientação do programa e um razoável domínio da bibliografia da área são requisitos fundamentais para quem pretenda ingressar em um mestrado ou doutorado, seja no de Educação da UFPR, como em outro programa.