Melhorar o saque e a defesa são os objetivos do técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, para aumentar o rendimento da seleção para a disputa do Mundial do Japão, entre os dias 17 de novembro e 3 de dezembro, quando o time tentará o bicampeonato. Mas o pouco tempo para trabalhar será o principal problema para a equipe que desembarcou no final da madrugada de hoje no aeroporto internacional Tom Jobim, depois da conquista do hexacampeonato da Liga Mundial domingo em Moscou.
"Por mim dava uma semana de descanso a todos e voltaria a trabalhar na próxima segunda, só que os atletas precisam se apresentar a seus clubes fora do Brasil", disse Bernardinho. "Queria poder trabalhar mais do que os 30 dias que terei direito. Infelizmente não será possível e precisarei me virar com aquilo que nos é dado.
Sobre a conquista do título, os jogadores foram unânimes em afirmar que a união e o desejo de vencer do grupo foram fundamentais para o triunfo. Gustavo, um dos destaques da final contra a frança, ressaltou que a derrota para a Bulgária na primeira partida da fase final da competição foi decisiva para o título.
"O momento mais importante foi aquela derrota, quando o time se reuniu conversou, e resolvemos todos os problemas", afirmou Gustavo. "E a partir daquele momento, todos nos começamos a pensar só em jogar, se divertir e trazer alegria pelo povo." A previsão é de que a seleção volte a se reunir no dia na segunda semana de outubro, no centro de treinamento de Saquarema, região dos lagos, onde iniciará a preparação para o mundial do Japão.