Seleção de vôlei está no caminho certo, diz Zé Roberto

A felicidade pela conquista do pentacampeonato do Grand Prix de vôlei feminino era evidente entre jogadoras e comissão técnica da seleção brasileira, na manhã desta quarta-feira, durante o desembarque do grupo no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Mas, o triunfo de segunda, no Japão, não iludiu a delegação quanto aos problemas que ainda precisam ser resolvidos para se isolarem no topo do esporte.

Melhorar o saque, o bloqueio e as combinações de ataque são as preocupações do técnico da seleção, José Roberto Guimarães, que voltará a competir, a partir do dia 22 de agosto, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, no Torneio Classificatório para o Mundial de 2006, no Japão. Mas, o treinador não está preocupado com resultados imediatos porque acredita que a evolução técnica da equipe ocorrerá com o tempo. "Não temos jogadoras de destaque. Todas são operárias e entra a que estiver melhor", disse o técnico da seleção. "Temos um time que precisa amadurecer. Agora, ninguém pode nos menosprezar".

Zé Roberto ainda destacou que, atualmente, o equilíbrio no vôlei feminino é tanto que dez equipes podem ser inseridas no grupo de elite. Além do Brasil, Itália, China, Cuba, Rússia, Holanda, Japão, Polônia, Sérvia e Montenegro e Estados Unidos foram citadas pelo treinador.

E, para se destacar dos demais, Zé Roberto frisou que o Brasil tem por trunfo o fato de não possuir somente um time titular, mas um grupo forte, capaz de manter o nível técnico mesmo com várias substituições. Quanto a falta de maturidade do grupo, "virá com o tempo".

Eleita a melhor jogadora do Grand Prix, a ponta Paula Pequeno lembrou todos os problemas sofridos com a cirurgia no joelho esquerdo, que a tirou dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, para poder chegar a este momento de glória. Citou a superação e a força de vontade tanto individual quanto coletiva como base para a conquista do título. "A nossa equipe foi renovada mas, desde já, sentimos que temos um forte poder de grupo", festejou Paula Pequeno. "Acho que se trabalharmos bem a gente vai conseguir tudo o que queremos".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo