Policiais civis amanheceram nas ruas da região do bairro Vila Guaíra, nas proximidades do Parolin, em Curitiba, nesta quarta-feira (27). Eles cumpriram 11 mandados de busca e apreensão contra traficantes do bairro, a partir de um trabalho de investigação que já dura alguns dias. Renato Cândido de Jesus, 22 anos, foi preso em flagrante, por tráfico de drogas. Com ele a polícia encontrou meio quilo de maconha e 50 gramas de cocaína.
A ação “Operação Guaíra”, envolveu aproximadamente 100 policiais civis, rodoviários federais, guardas municipais, policiais civis do 9º Distrito Policial, do Tático Integrado de Grupos de repressão (Tigre) e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da Polícia Civil.
Além da pessoa que foi presa em flagrante, outras quatro foram conduzidas ao 2º Distrito Policial (DP). Três delas assinaram um Termo Circunstanciado (TC), por posse ou uso de ilícitos, e foram liberadas. Segundo o delegado Fabio Machado, da Central de Flagrantes de capital, a operação foi muito bem desenvolvida.
“Essa operação foi muito bem articulado pela 2º distrito, isso porque tinha como objetivo combater aquele pequeno tráfico que muito incomoda a população. A intenção é que Curitiba tenha cada vez mais segurança. Para se ter noção do trabalho, além da pessoa presa e quatro autuadas, nós encontramos até mesmo uma carteira da Polícia Militar e outros objetos”, relatou.
Para o delegado responsável pela operação, Joaquim Antônio Figueira, ações preventivas são importantes, já que tem ligação com outros crimes, como a receptação.
“Além de apreender drogas, também focamos na busca de objetos provenientes de furtos e roubos, que são frequentemente trocados em bocas de fumo. Ações como essa também mostram à população a relevância do crime de receptação e como é comum neste meio”, explicou.
A operação foi deflagrada menos de duas semanas depois de outra ação do 2ºDP, em parceria com a Guarda Municipal (GM), no dia 15 de setembro. Da primeira vez, nove pessoas foram detidas também por envolvimento com o tráfico de drogas, mas no Centro de Curitiba. Foram apreendidas porções de maconha e pontos de LSD.