O suspeito de matar o universitário Mateus Savz Zawadzki com sete tiros na manhã de terça-feira (13) está preso. O rapaz se chama Julio Cezar Bonete, tem 18 anos, e foi localizado pela Polícia Civil de São José dos Pinhais algumas horas após o crime na região metropolitana de Curitiba.

continua após a publicidade

De acordo com o delegado Michel Teixeira, tudo indica que a motivação da morte seja um acidente de trânsito. “Esse acidente aconteceu em uma festa na cidade de Piraquara há um mês, quando a vítima teria colidido seu veículo na traseira do carro do autor”, conta.

Segundo ele, no momento da colisão Julio teria mostrado uma arma e ameaçado Matheus caso ele não efetuasse o pagamento do conserto. “Essas cobranças e ameaças se tornaram constantes e a vítima estaria tentando conseguir o dinheiro”, informa.

No entanto, não houve tempo para efetuar o pagamento. “As testemunhas que ouvimos disseram que logo pela manhã, às 6h30, Julio saiu com mais uma pessoa em um veículo Gol adulterado, produto de crime e que estava com aplaca trocada. Eles foram até a casa do Matheus, pararam na frente da residência, chamaram o rapaz e ambos efetuaram vários disparos contra ele”, afirma o delegado.

continua após a publicidade

O fato chocou a cidade e as equipes policiais agiram rapidamente para prender os autores. “Até agora nós conseguimos localizar o Julio, a arma de fogo usada no crime e também apreendemos o veículo, que já estava com a traseira consertada”, informa Teixeira.

Ainda segundo ele, o suspeito era investigado por outro homicídio e por ter participação em um latrocínio no final de outubro. “Nesses casos ele ainda era menor, mas agora que completou 18 anos responderá por homicídio, porte de arma de fogo com número suprimido, receptação de veículo e ainda por tráfico de drogas porque encontraram com ele certa quantidade de crack”. Se condenado, o suspeito pode pegar até 35 anos de prisão.

O caso

continua após a publicidade

Matheus estudava Agronomia na UFPR (Universidade Federal do Paraná) e foi assassinado na Rua José Airton Cordeiro de Lima, no bairro Jardim Independência. Matheus não tinha passagem pela polícia e morava sozinho.

Vídeo

Veja a entrevista com o delegado Michel Teixeira: