Diversas correntes arrebentadas, pulseiras e cerca de 400 alianças. Esses foram os produtos apreendidos na última quinta-feira com uma quadrilha especializada em receptação de joias. Os cinco homens envolvidos foram presos pela Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) no Centro de Curitiba e agora responderão por receptação e associação criminosa.
De acordo com o delegado André Feltes, ainda não é possível afirmar se as joias são de ouro, mas as correntes arrebentadas deixaram claro que elas foram tiradas a força. “Agora tudo será enviado para perícia para termos a avaliação correta”, disse.
Investigações
Segundo ele, as investigações começaram em abril, quando a Guarda Municipal (GM) encaminhou à delegacia três homens suspeitos de roubar joias de pedestres nos bairros Água Verde, Batel, Centro e Portão. “Também recebemos diversas denúncias de furtos na Praça do Japão e iniciamos uma série de diligências para identificar os receptadores”.
Para isso, uma equipe policial passou a monitorar alguns locais específicos no Centro da cidade e encontrou um ponto de receptação em um prédio na Avenida Marechal Floriano Peixoto, região central da cidade.
“Ficamos vigiando esse ponto, quando três indivíduos chegaram de bicicleta e subiram até o 2º andar. Os investigadores se aproximaram da porta, ouviram a comercialização e os abordaram na saída”, informou o delegado.
No local, a polícia apreendeu cinco correntes, além de uma balança de precisão, um pedaço de metal para arranhar as joias e duas bicicletas. Quatro homens foram presos.
Loja de alianças
Segundo o delegado, esses quatro rapazes seriam os responsáveis por derreter as joias e levar até uma loja na Alameda Dr Muricy, que realizava a revenda do produto roubado.
A equipe se deslocou até o comércio, onde prendeu em flagrante o quinto envolvido no esquema.
Vídeo
Veja a entrevista completa com o delegado André Feltes: